domingo, 18 de dezembro de 2011

Resoluções de ano novo

Ano passado, nesta mesma época, escrevi um post com várias resoluções que tinha tomado para 2011. Também já escrevi um post, neste ano, dizendo que já tinha cumprido várias delas.

Mas nada como o fim do ano para fazer o balanço derradeiro:

- Terminar a Pós: Defendi a tese, passei, sou pós-graduada em Direito Público, com o diploma já em mãos!

- Voltar a estudar (pra concursos): Not checked. Este ano foi um ano mais voltado a realizações pessoais do que profissionais. Os estudos ficaram em segundo (ok, em último) plano. Mas não é algo que do qual eu me arrependa. Muito pelo contrário. Se estivesse estudando não teria feito metade das coisas que me deixaram muito feliz esse ano.

- Fazer uma grande viagem: Pô, se fiz né? Duas semanas no Chile, sozinha. Deserto do Atacama, minha epifania. Foi tudo que eu sonhei e que não sonhei. E mesmo assim, realizei. E sozinha, coisa que eu nunca imaginei que conseguisse ou tivesse coragem de fazer. Abriu portas para outras muitas viagens que sei que terei. Fora as outras viagens que fiz ao longo do ano: Peruíbe, Rio de Janeiro (ô cidade maravilhosa!), Campos do Jordão, Buenos Aires (Hello? Também foi uma grande viagem! Mas por menos tempo), Maresias e Mongaguá tá vindo aí também (Sei, coisa de pobre, mas aqui é curinthia né, e depois do Chile, é o que deu pra fazer)!

- Sair mais: Saí muitooooo! Talvez menos do que gostaria, mas não tive do que reclamar. Este ano eu realmente aprendi o que é viver a vida. Dar minha bela face a bater neste mundo a fora. Sofri várias vezes, mas também já escrevi neste blog que antes viver cheia de cicatrizes do que não viver "at all". Fico feliz de ter histórias pra contar, coisa que não tinha até então!

Pois bem. 2012 está chegando e está na hora de fazer novas resoluções.
Eu poderia prometer voltar a estudar, porque realmente não me vejo mais crescendo profissionalmente e isto me chateia um pouco. Afinal, estudei muito pra ficar estagnada num lugar que eu até gosto, mas não é o que eu quero pra minha vida.

Eu poderia prometer me tornar uma pessoa melhor. Ser mais racional, menos emocional. Poderia prometer me envolver menos com as coisas/pessoas. Que ficaria menos irritada com aquilo que me chateia ou decepciona.

Eu poderia decidir que iria para Europa passar 30 dias sozinha de qualquer jeito, doa a quem doesse (esse doa a quem doesse é mais meu bolso que qualquer outra coisa!). Que iria conhecer um pedacinho de cada país que eu quisesse, e principalmente meu maior sonho de vida, a Grécia.

Mas não, este ano não farei novas resoluções. Isto, porque fazendo resoluções, eu me fecho, deixo de ter maleabilidade para as oportunidades que muitas vezes a vida nos oferece e que são totalmente inesperadas.
Foi isso que eu aprendi esse ano. Que as melhores coisas que a vida nos dá são imprevistas. É claro que temos que ter uma direção na vida. Mas ela não pode nos impedir de mudar de idéia no meio do caminho, por algo que se apresentou e que pode ser bom.
O melhor do que vivi esse ano foi justamente aquilo que eu não previ de forma alguma, mas que a vida resolveu me dar de presente. E eu aceitei com muito bom grado, mesmo não tendo planejado daquela forma.

Então, este ano eu vou viver conforme a vida se apresentar pra mim. Bom, talvez essa seja minha única resolução de ano novo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário