domingo, 9 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Parte 1 - Viagens

Deixa eu ver a frase que mais ouvi esse ano... "Nossa Fefa, você vive de férias". Ou talvez tenha sido: "Nossa Fefa, você só viaja!". Hummmm... Queria viver de férias, só viajando! Mas não é bem assim! Verdade, viajei muitoooooo esse ano. Admito, tirei a barriga da miséria! Mas eu me devia isso, pra cada ano perdido, uma viagem! ;)

Comecei o ano em Mongaguá. O que eu prefiro nem comentar. Mas acredito que se lá não é o inferno, com certeza é a filial aqui na Terra! Na mesma semana, voltando de Mongaguá, fui pra Camburi com duas amigas. Acampar. Sim, eu acampei. Quando eu vou fazer isso de novo? Provavelmente nunca! Maaaas... Valeu a pena sim, ficar acampada um dia só pra aproveitar um belo dia de sol na praia!


Viagem seguinte: Ilha de Páscoa, Easter Island, Isla de Pascua, Rapa Nui. Como eu gostei de lá! Mas fiquei lá o tempo necessário: 4 dias. Mais do que isso ia enjoar. Porque por mais instigantes, misteriosos e interessantes que sejam, os moais enjoam uma hora ou outra. Foi a primeira vez que eu vi um vulcão de pertinho (a primeira vez que vi um vulcão foi no Atacama, mas foi de longe). Foi onde eu aprendi a comer camarão! E ganhei uma amiga com quem falo até hoje e é uma pessoa espetacular! (Sol, adoro vc e sua mamis!). (Escrevi sobre isso aqui: http://fefamind.blogspot.com.br/2012/05/fantasy-island.html)


Depois, Buenos Aires! Depois de tantas viagens sozinha, minha primeira viagem acompanhada de duas grandes amigas! Olha, posso ter conhecido lugares belíssimos, muito mais que Buenos Aires! Mas esta, por enquanto (ainda tenho duas viagens pela frente), foi a melhor viagem do ano! A cidade eu já conhecia, então não houveram muitas novidades. Mas foi a primeira vez que fiquei num hostel. E agradeço todos os dias por ter ficado lá! Conheci uma pá de pessoas, diferentíssimas! Umas que eu converso até hoje e vou lembrar sempre com carinho e guardar no coração. Outras, nem tanto! Mas acontece! ;) Enfim, nem ter o iPhone surrupiado por um porteño maldito estragou a viagem! E o que eu sempre digo: o que aconteceu em Buenos Aires, fica em Buenos Aires, mas eu e minhas amigas ainda rimos muito quando lembramos de tudo! (Escrevi sobre isso aqui: http://fefamind.blogspot.com.br/2012/08/buenos-aires-te-quiero.html)


Europa... Ahhhhh Europa! Meu grande sonho realizado! Ainda não fui pro meu destino mais desejado (a Grécia!). Mas, Londres, Paris e Amsterdã deram conta do recado! Londres é definitivamente a cidade que eu gostaria de morar. Multicultural, rápida e funcional! Underground, underground... Como eu te amo! Mas amo também o metrô de Paris, que funciona tão bem quanto. Só que, Paris é muito linda pra ficar se andando de metrô. É mais gostoso andar a pé mesmo, observando uma cidade completamente histórica. Torre Eiffel, acho que até hoje é meu monumento preferido! E antes de continuar, tenho que fazer a menção honrosa à maravilhosa família de Aracaju que me acolheu e me fez companhia enquanto estávamos nos mesmos destinos! E Amsterdã, ô povo simpático! Por mais que tenha sido mega corrido (porque a minha agente fez a c***da de me colocar numa cidade 1:30hs de distância), adorei! Passeei de barquinho nos canais, comi no Hard Rock Cafe a primeira vez na vida! E percebi que ser "tudo liberado" não resulta necessariamente em caos. Daria certo aqui no Brasil? Sinceramente, acho que não. É uma questão cultural que requer uma maturidade do povo, o que nós não temos. (Escrevi sobre isso aqui: http://fefamind.blogspot.com.br/2012/09/realizando-sonhos.html)


Cusco/Machu Picchu! Outro destino exótico da minha lista, checked. Não consigo escrever muitas linhas sobre lá. Ainda não sei se é bloqueio mental ou se é simplesmente porque é tão incrível que não existem palavras que expliquem. Tempo curto para conhecer tudo, foi cansativo, mas lindo! Apesar de que haviam horas de cansaço tão grande que já não conseguia mais nem sorrir pra foto! Ganhei Lima de brinde. Amei, quero voltar com calma! Aliás, ainda faz parte dos meus planos fazer uma viagem: Cusco/Machu Picchu - Linhas de Nazca, Lago Titicaca (o qual eu sobrevoei e falei: noooossa, é tão grande que parece mar) - Copacabana (não é Rio, é Bolívia!) - La Paz - Salar de Uyuni - Atacama. Preciso de um amigo aventureiro como eu como companhia! Alguém me acompanha? (Escrevi sobre isso aqui: http://fefamind.blogspot.com.br/2012/11/aventurando-pelo-mundo.html)




Rio de Janeiro... O Rio de Janeiro continua lindo, mesmo debaixo de chuva! E mesmo com sumiços repentinos! Enfim... Dessa vez deu pra conhecer o Rio um pouco melhor. Pra começar, ficamos em Copacabana, pertinho da praia! Deu pra bater um papo com Drummond, fazer um touch com Caymmi e conhecer  o Forte de Copacabana, que tem uma vista linda! Sugar Loaf, meu lugar preferido, com a vista mais bonita de todas, infelizmente, nublada. Noite na Lapa com direito à passeata de mendigo batendo lata. Crixxxto encoberto, descoberto, cheio de gente mal educada em volta. Lagoa Rodrigo de Freitas com a Árvore de Natal semi montada. Caminhada no Leblon (ahhhh Leblon!). Por fim, uma prainha com mergulho no mar (com escândalo no mar, né Evi?), um pingo de sol, shopping de canga, biquíni e chinelo e Jardim Botânico.

 

O ano tem 365 dias. Minhas viagens duraram cerca de 60 dias (entre férias, feriados e fins de semanas! Não, eu não tenho 60 dias de férias, por mais que eu quisesse ou merecesse). Mas me deram muito mais que uma vida! "Viajar é mudar a roupa da alma", já dizia Mario Quintana. É exatamente isso: é capacidade que te dá de rever a vida, de rever conceitos, dogmas que você mesmo criou para você. É a possibilidade que você tem de mudar depois de ter vivido algo diferente. Se eu vou deixar de viajar? Jamais! Espero que no ano que vem tenha muitas outras! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário